Organizar a agenda ou a rotina dos nossos filhos pode parecer algo complicado, mas felizmente, hoje em dia podemos contar com diversas ferramentas para nos auxiliar e facilitar esta tarefa.
Por exemplo, o uso de aplicativos para celular, contando com cada vez mais recursos, funcionalidades e ótima conectividade, é possível organizar as atividades da semana toda em apenas poucos minutos, compartilhando e delegando funções com outras pessoas, como o papai, o vovô e a vovó, até mesmo com uma babá, montando grupos para cada tipo de atividade, disponibilizando informações, atividades e horários para cada grupo ou pessoa, tudo em apenas um toque.
E o melhor de tudo, hoje já temos aplicativos gratuitos que permitem realizar todas estas tarefas, um bom exemplo deles é o Moiety Aplicativo, que possui uma interface bastante simples e intuitiva, permitindo criar diversas atividades ao mesmo tempo, para compartilhar com outros usuários do aplicativo de maneira prática e segura, faça o teste, ele já está disponível de graça para download na Apple Store, você vai se surpreender com esta solução.
Mas fique atenta(o) para outras dicas que podem facilitar e muito o seu dia a dia:

1. Monte uma agenda semanal com a participação das crianças.
Logo que possível, permita que seus filhos opinem e participem deste processo, inserindo na agenda semanal atividades sugeridas por eles, criando algumas concessões para cada atividade “obrigatória, como as aulas de Inglês ou reforço escolar, estimulando o senso de responsabilidade das crianças. Relacione em cada dia da semana o que deve ser feito e ajude-a a administrar o seu tempo.
2. Organize um espaço para os estudos, mochila, lancheira, material de aulas extras, esportes…
Definir os espaços para cada coisa facilita a manutenção da ordem em casa e cria bons hábitos. Deixe impresso, e a vista de todos, os calendários de provas e compromissos escolares.
3. Estabeleça dentro da rotina horários para a diversão e uma horinha para não fazer nada ou escolher o que fazer. Tempo ocioso também é importante para desenvolver a criatividade. Saber ponderar também faz diferença, por isso relaxe quando for necessário.
4. Rotina de sono e boa alimentação ajudam no desenvolvimento.
Para aumentar a aceitação das comidas saudáveis, permita que logo que possível, a criança participe do processo de preparo dos alimentos, explicando os nomes de cada um dos legumes e vegetais, fazendo associações engraçadas com os seus nomes, formatos e cores dos mesmos, tirando o peso e a obrigação no consumo deles, deixando de ser uma imposição e permitindo mais familiaridade com cada tipo de alimento, falando sobre os benefícios no consumo de cada um.
Sentar-se a mesa, sem interferência de eletrônicos e criar um ambiente gostoso para um bom sono ajudam a criança a gostar da rotina e incorporar os bons hábitos com prazer.
5. Busque o equilíbrio entre presença e responsabilidade. Por mais que a nossa ansiedade de garantir que tudo saia conforme o planejado, precisamos encontrar o equilíbrio entre estar presente para apoiar e acompanhar e estar presente de forma excessiva. É preciso que eles aprendam a cumprir suas obrigações.

Esperamos que vocês tenham gostado destas dicas e que este artigo lhe ajude a melhorar ainda mais a convivência com os seus filhos, as vezes algumas simples ideias, podem facilitar e muito a nossa rotina com as nossas crianças.

Até mais e acesse o nosso blog para ter mais dicas e conteúdos sobre como facilitar a rotina do dia a dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s